Huop inaugura nova farmácia satélite para abastecer UTI Geral, Neonatal e UCI

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) inaugurou uma nova farmácia satélite próxima a UTI Geral, UTI Neonatal, e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). São 3 farmácias satélites na instituição, uma abrange o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, a segunda atende a Ala Covid-19, e a terceira, abrange as três unidades.  “São setores críticos e que precisam do medicamento e material rapidamente, além disso, a proximidade aos setores também otimiza o cuidado com o servidor e Equipamentos de Proteção Individual, já que não precisam sair da unidade”, explica a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi.

A nova farmácia satélite fica à disposição das três unidades durante 24 horas. Os medicamentos e insumos estocados são os mesmos dispostos na Farmácia Central, e a proximidade física com o setor de dispensação proporciona uma assistência farmacêutica mais efetiva e assim, o paciente passa a ser atendido com mais rapidez e prontidão. “Era uma demanda muito grande que esses medicamentos estivessem mais próximos, tendo em vista que a Farmácia Central é localizada no piso inferior. Otimizou o fluxo da distribuição”, afirma o diretor administrativo do Huop, Rodrigo Barcella.

De acordo com a diretora de Enfermagem, os três setores também têm uso maior de medicamento do que outros setores. “Muitas prescrições são para o período de 24 horas, no entanto, na UTI, por exemplo, essas prescrições podem mudar ao longo do dia devido à instabilidade do paciente ou avaliação laboratorial. Além disso, há prescrições de medicamentos extremamente controlados, que são dispensados apenas no horário da prescrição”, enfatiza Sara.

O diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, também destacou a otimização do fluxo dos medicamentos “O espaço garante uma armazenagem adequada, e assim, uma dispensação correta e muito mais rápida. Traz muito benefício para o atendimento dos pacientes”, finaliza o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

Acessos: 2317