Pesquisas da Unioeste são contempladas no 30º Prêmio Paraná de Economia

Três pesquisas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram laureadas no 30º Prêmio Paraná de Economia, na categoria Economia Paranaense de monografias. A premiação é organizada pelo Conselho Regional de Economia 6ª Região Paraná (CoreconPR).

A pesquisa “A contribuição da atividade de abate de aves para a geração de emprego e renda na economia paranaense no período 2007 a 2017”, de Andrei Victor Rucker, orientada por Rosângela Maria Pontili, conquistou o primeiro lugar. Segundo ele, a monografia foi inspirada na própria vida. “Cresci no meio rural e trabalhei diretamente com a avicultura. O prêmio era meu objetivo desde antes de começar a escrevê-la. Estou muito feliz em conseguir conquistá-lo e sinto-me muito orgulhoso por trazer de volta este reconhecimento para o curso de Ciências Econômicas da Unioeste Cascavel”.

O professor Jandir Ferrera de Lima, orientador da pesquisa vencedora do segundo lugar: “A convergência da renda industrial nas microrregiões do Paraná”, explica que a pesquisa foi a monografia de conclusão de curso do aluno Bernardo Soares Bidarra, defendida em 2019. Lima explica que o estudo foi voltado a verificar se a renda das indústrias poderia estar se concentrando em regiões mais ricas do Estado ou se ela estaria se distribuindo para as regiões mais pobres. “Ao longo do estudo, nós percebemos que regiões como Cascavel, Toledo, tiveram uma convergência bem significativa de renda, ou seja, elas ampliaram seus ganhos. Porém, nós temos regiões que ainda são muito pobres, principalmente no vale do Ribeira, a região Noroeste do Paraná (que entrou em estagnação)”, explica.

Em terceiro lugar, a pesquisa “Análise setorial do emprego por mesorregião no Paraná entre os anos de 2007 e 2017”, de Lilliane Castanhetti, orientada por Ronaldo Bulhões, buscou identificar quais as mesorregiões que foram dinâmicas no mercado de trabalho em cada um dos 8 setores analisados, além de análise da remuneração e escolaridade de cada um por meio de estatística descritiva. “Fico muito feliz por ter conseguido ser selecionada entre os melhores trabalhos sobre economia paranaense, espero que minha monografia possa contribuir para enriquecer a literatura sobre a economia do nosso estado”, destaca ela, agradecendo os professores envolvidos nessa conquista.

O Prêmio tem a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada.

Por Ana Cauneto/Daniel Schneider
Supervisão de Thiago Leandro 

 

Acessos: 1200