Site de Turismo Rural idealizado pela Unioeste e parceiros é destaque na região

O site que divulga propriedades que atuam no Turismo Rural na região oeste já está no ar. Ele é um dos principais resultados do projeto intitulado “Desenvolvimento do Turismo Rural no Oeste do Paraná”, coordenado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, por meio da coordenadora do projeto professora Drª Luciana Oliveira de Fariña (PPGDRS e PPGCF) e pelo professor Dr. Jerry Adriani Johann (PGAGRI), foi idealizado em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico dos Municípios de Cascavel, Ubiratã e Guaraniaçu e pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná, ADETUR- Riquezas do Oeste.
 
O site neste primeiro momento divulga 45 propriedades rurais participantes do projeto, sendo 15 selecionadas em cada município, que atuam no Turismo Rural na região Oeste do Paraná, e tem como objetivo ajudar o desenvolvimento regional. “As propriedades rurais do Oeste ganharão maior visibilidade com esta divulgação. Elas ganharam sinalização por meio de placas indicativas para estradas e rodovias, e agora, o site facilitará o acesso às informações pelos visitantes daquelas propriedades”, ressalta Luciana.
 
A intenção do projeto foi o desenvolvimento de uma metodologia que possa ser replicada em outros locais que tenham interesse em aderir à iniciativa e prevê visitas às propriedades, o inventariamento das mesmas, o georreferenciamento, a proposta de rotas de acesso com implementação de um QR-Code próprio para cada propriedade e a criação de um site específico para o turismo rural da região, para divulgar as atividades aos turistas interessados nesse tipo de atividade.
 
A proposta foi uma das sete selecionadas do ConectaDEL a receber cofinanciamento do ConectaDeL Brasil e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para implementação na região por meio de uma convocatória, fruto de um curso de formação de Atores Locais para o Desenvolvimento Regional.
 
Luciana Fariña, explica que a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade levantada pelos próprios municípios de fomentar e desenvolver o turismo rural na região durante o curso do ConectaDEL. Ela e o professor Jerry Johann participaram do curso e se apresentaram como potenciais colaboradores. “A partir desta demanda fizemos a associação em parceria, para montar o projeto com essa finalidade específica”, comenta.
 
De acordo com Jerry, o site permitirá ao turista encontrar esses locais sem precisar ficar pedindo informações. “No endereço, eles poderão selecionar as propriedades pelo tipo de turismo rural, como hospedagem, pesque-pague, acampamento, caminhada, indica acesso às rotas de estradas rurais conjugadas com as placas com QR-CODE permitindo o georreferenciamento pelo Google Maps”, diz.
 
Dessa forma, segundo os professores, os locais terão uma melhor divulgação, maior visibilidade e, consequentemente, proporcionará um maior desenvolvimento para toda atividade turística na região.

Em Cascavel e Ubiratã o projeto conta com o apoio também da Secretaria de Agricultura, e em Guaraniaçu tem apoio do Grupo de Turismo local GTUR e com a EMATER.

O projeto foi concluído em setembro de 2020 e a Unioeste continuará desenvolvendo as atividades por meio de um projeto de extensão, em que novas propriedades em novos municípios poderão ser cadastradas e aderir ao novo projeto em sua continuidade, com novas parcerias com o poder público da região. Os interessados em divulgar seus empreendimentos rurais poderão entrar em contato com a coordenadora do projeto pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
O site, que segue em aprimoramento, pode ser visitado em: https://www.turismoruralpr.com.br/


Por Luciana Oliveira de Fariña

 

Acessos: 1989