Laboratório de Bioquímica Molecular da Unioeste é habilitado pelo LACEN para exames RT-PCR

Hoje (22), o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, realizou uma série de visitas em algumas estruturas do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Entre elas, o Laboratório de Bioquímica Molecular que, nesta quarta-feira (21), recebeu o certificado de habilitação, do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), para a realização do exame RT-PCR, principal exame de diagnóstico da Covid-19.

A estruturação do Laboratório foi viabilizada no mês de julho, a partir de uma parceria público-privada entre Unioeste, a Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep) e o Instituto São João. Dessa maneira, o Laboratório, vinculado ao curso de Farmácia e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, foi readequado para atender as exigências dos órgãos competentes.

Na ocasião o superintende da Seti, Aldo Nelson Bona, parabenizou a agilidade em utilizar um laboratório já existente para atividades voltadas às análises da Covid-19 “É muito bom ver toda a equipe tomar à frente na busca por recursos para deixar o laboratório preparado, como está agora. O primeiro passo foi dado com maestria e entendo que toda a comunidade vai ganhar a partir de agora, com a boa notícia de habilitação oferecida pelo Lacen”.

Essa parceria público-privada possibilitou a estruturação do Laboratório, que já possuía o equipamento, adquirido com recursos da Fundação Araucária, destaca Rita Simão, responsável pelo Laboratório. “Essa visita veio com ventos de progresso. Agora estamos habilitados para a realização dos exames. O credenciamento é a próxima etapa”.

O investimento, no valor de R$ 43.000,00, fomenta a área social, para as atividades do Laboratório. Nesse sentido, permitirá a oferta do exame que faz o diagnóstico do vírus ainda na fase inicial da doença, para que se possa tomar as medidas adequadas no tratamento, além de oferecê-lo por um preço mais acessível. Isso vem de encontro à necessidade do município, trazendo benefício para à população e cumprindo uma das missões da Universidade na contribuição para o desenvolvimento social.

Equipe ACS

Acessos: 1279