Cascavel: Projeto de Pedagogia promove formação de professores em Tecnologias Digitais

O projeto intitulado Conceitos e Possibilidades Metodológicas nas Tecnologias Digitais no Ensino Presencial exercido entre 18 de maio a 15 de julho na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, foi idealizado pelo diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), professor Acir Dias e pela professora Drª. Ana Maria Marques Palagi. “É um projeto pensado e executado, em tempos de Pandemia, para atendimento e formação de professores em Tecnologias Digitais”, complementa.

O curso foi realizado em módulos semanais, com lançamento de conteúdos e atividades via plataforma Google ClassRoom, com duração de oito semanas. Tinha como foco atender acadêmicos de pedagogia ao mesmo tempo em que recebiam demandas de professores da rede municipal de Cascavel. “A partir disso, ele surge pela necessidade de conceitos e ofertas de formação em tecnologias digitais para os processos de ensino e aprendizagem presenciais” acrescenta.

Teve como objetivo oportunizar espaços de ensino e aprendizagem frente às metodologias possíveis mediadas pelas tecnologias digitais, conceitos inerentes a essas práticas, na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da concepção presente no Currículo da rede municipal de Cascavel, contribuindo à formação docente. Além disso, Palagi ressalta que a Unioeste contribuiu para com a formação de seus acadêmicos e a sociedade de uma forma geral.

De acordo com a coordenadora, a Pandemia não apresentou interferência negativa no projeto. “Poderíamos dizer que houve sim mais tempo de os cursistas se envolverem mais no processo a ele, pois no momento não havia atividades remotas nas escolas, principalmente na Instituição”.

Inicialmente, o projeto atendia aos acadêmicos e professores da rede municipal de educação, ambos de Cascavel. Contudo, segundo a coordenadora, houveram outros pedidos da rede estadual de educação que foram atendidos, na medida do possível das vagas. Participaram diretamente do projeto mais de 70 professores, e o número de inscritos passou de 160 (o que não foi possível atender), entretanto, o material disponibilizado em rede já ultrapassa 2.500 acessos, na conta do Youtube: Formação Tecnologias Digitais. 

Participaram desse projeto como colaboradores e/ou palestrantes: Adelize Trentin Lemes, Edemir José Pulita, Guilherme Augusto Siebeneichler, João Velasques Paladini, Luiz Henrique Lemes, Marcel Kappes da Silva, Marcia Aparecida Baldini, Marilene Toledo de Almeida, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, Wesley Sidnei dos Santos Ramos.

Por Luis Gustavo
Acessos: 1047