Unioeste: Biblioteca do Campus de Rondon recebe acervo sobre História Agrária

A Biblioteca do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu acervo composto por cerca de 300 livros que foram doados pela professora-doutora Márcia Maria Menendes Motta, atual presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Proprietas (INCT-Proprietas) e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, sediada no município de Niterói – Rio de Janeiro.

Os livros doados são parte da biblioteca particular da professora Márcia Motta, uma pesquisadora referência da Área de História no Brasil. O acervo é composto por um conjunto de obras que foram publicadas, em sua maioria, nas décadas de 1980/2000 e têm como escopo principal a História Rural. Alguns deles são considerados clássicos da historiografia nacional sobre o tema, sendo que parte significativa é de difícil acesso. Os livros já chegaram ao Campus, contudo, seguindo os critérios estabelecidos pelas agências de saúde, ficarão em quarentena pelo período recomendado, serão devidamente higienizados e, em seguida, disponibilizados na biblioteca.

Além da doação, via o INCT-Proprietas, será ofertada uma bolsa de Iniciação Cientifica por um período de quatro meses para que um/a estudante do curso de História da Unioeste trabalhe na digitalização do acervo. A versão digital dos livros futuramente será disponibilizada para download no site do referido Instituto (http://proprietas.com.br).
O curso de graduação e o Programa de Pós-graduação em História, juntamente com o Ruralidades – Laboratório de História Agrária da Unioeste,  agradece à professora Márcia Motta pela sua gentileza em brindar a Unioeste com a doação. Do mesmo modo, agradece à Direção do Campus da Unioeste Marechal Cândido Rondon por viabilizar os meios, a infraestrutura e a logística necessárias para o transporte, recebimento, guarda e digitalização dos livros.

Por Patrícia Bosso
Acessos: 1205