Setembro Amarelo: Pró-Reitoria de Recursos Humanos promove seminário sobre suicídio

Setembro Amarelo: Pró-Reitoria de Recursos Humanos promove seminário sobre suicídio

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promoverá na próxima segunda-feira (21) o Seminário: Suicídio é “mimimi”? Uma reflexão necessária”. O evento será on-line e contará com três palestras que terão início às 19 horas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20, por meio do link: www.unioeste.br/sistemas.

A primeira palestra, nomeada “Suicídio, Sua(S) Possível(S) Causa(S) e Possibilidades de Intervenção”, será ministrada pela professora Fernanda Fagnani Soares, que discorrerá sobre a individualidade psíquica e relação com o ato do suicídio. Segundo ela, a prevenção do suicídio é um aspecto necessário de forma constante, considerando o sofrimento psíquico em seu caráter individual, possibilitando espaços para acolhimento da fala e interpretação de maneira singular. “Existir dói. Viver dói. O que nos segura na vida são as relações. O suicídio é uma revolta contra as interpretações dadas sobre a vida, contra as condições de ser”.

Fernanda possui graduação em Psicologia, formação em Psicologia Hospitalar, especialização lato sensu em Psicanálise Clínica (Freud e Lacan). É docente dos cursos de Graduação em Psicologia e Odontologia e coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Psicanálise Clínica (Freud e Lacan) da Universidade Paranaense (Unipar). Além disso, atua como psicóloga clínica pelo referencial psicanalítico.

A segunda palestra da noite, “O Sentido da Vida e Elaboração de Lutos: Princípios Preditivos de Suicídio “, a ser proferida pela doutora Sonia Sirtoli Färber, teóloga e tanatóloga, pós-doutora em Ciências da Saúde, e doutora e mestra em Teologia, demonstrará a vinculação entre perda de sentida da vida e suicídio em indivíduos que passam por mudanças espaciais e emocionais. Segundo Sonia, a Logoterapia e Tanatologia são as ciências que lançam luzes nessa narrativa, ciências essas, que também serão abordadas na palestra.

“Além disso, trataremos sobre o que é o sentido da vida, como é o processo de luto por mortes simbólicos e por lutos, os pontos de contato entre perda do sentido de vida e suicídio em grupos de pessoas que vivem em condições de deslocamentos e de mudanças em suas rotinas, a origem de ideação suicida radicada em emoções e sofrimentos consequentes de frustrações e desesperança, e o resgate do sentido da vida como elemento preventivo do suicídio”, explica.

A última palestra, denominada “Suicídio: Conhecer Para Prevenir”, discutirá a importância de reconhecer qual o papel de cada um na prevenção do suicídio, o que a Universidade, os professores, os estudantes, os coordenadores, o hospital e seus funcionários podem fazer a respeito do suicídio. “O suicídio é um problema de saúde pública e deve ser tratado como tal. Compreender a sua multicausalidade é fundamental para sua prevenção. Falaremos também sobre o que fazer com a pessoa que está sinalizando que deseja por fim a sua vida”, explica Júlia Fonseca Farage Saito, médica e psiquiatra, que ministrará a palestra. Atualmente, trabalha em consultório privado na Clínica Humavida e é médica assistente da ala de desintoxicação para crianças e adolescentes do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), e faz parte do corpo Clínico do Hospital São Lucas e atende em APAEs.





Por: Ana Cauneto



Acessos: 1045