Pós em Engenharia Elétrica e Computação: Trabalhos são destaques em Simpósio Brasileiro

Dois artigos de professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PGEEC-CECE Foz) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram destaque das sessões técnicas do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, edição de 2020, SBSE 2020. Com isso, os autores também foram convidados para submissão de uma versão do artigo para o Journal of Control, Automation and Electrical Systems, revista científica da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), promotora do evento.

Kim Diefrei Remboski Felisberto, mestrando do PGEEC e egresso do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é autor de um dos trabalhos destacados, Avaliação de técnicas de controle primário em microrredes, tendo o professor Adriano Batista de Almeida, Unioeste, como orientador no PGEEC e coautoria de Paulo Thiago de Godoy, egresso do PGEEC e doutorando pela Unifei.
O segundo trabalho, Sintonia dos controladores do aerogerador GIDA com regulação de tensão para desempenho durante falta utilizando algoritmo PSO, foi apresentado pelo autor principal Milton Ernesto Aguilar, egresso do PGEEC e doutorando no DINTER USP-FPTI em Sistemas de Potência. O artigo tem também contribuição do Trabalho de Conclusão da coautora Fernanda Ribeiro Machado, egressa do curso de Engenharia Elétrica, e ainda coautoria em parceria dos professores Denis Vinicius Coury (USP) e Romeu Reginatto (Unioeste).

O SBSE – Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos é um evento bianual, realizado desde 1995, e atualmente promovido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). É um evento técnico-científico direcionado ao setor elétrico nacional, incluindo universidades, centros de pesquisa e empresas do setor elétrico. A edição de 2014 foi sediada em Foz do Iguaçu e organizada pelo PGEEC-UNIOESTE. A edição deste ano, 2020, foi organizada pela UFABC e teve realização online.
Informações do SBSE 2020: https://sbse2020.galoa.com.br/