Paciente internado há mais de 20 dias na ala pediátrica ganha piquenique no jardim do Huop

A tarde de hoje do paciente Julio César dos Santos Silva, de 10 anos, foi contagiada com sorrisos. Foi através de um pedido e uma lista de compra singela, que as equipes de Psicologia e Serviço Social do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), organizaram um piquenique, no jardim da instituição.

Júlio tem um tempo de internamento longo. São 22 dias no Huop, e comentou saudades das irmãs, que nesse período de pandemia não podem visitá-lo. “Em razão disso, pensamos em algo diferente para que pudesse distrair e conversamos com ele para escolher o que ele queria no piquenique”, diz a assistente social Dalas Cristina Miglioranza.

Julio conta que nunca tinha feito um piquenique, e além da comida, aprovou a sombra das árvores. “Eu gostei muito da comida, de sair e dar um passeio”, comenta. O pai, Delair da Silva, também agradeceu a equipe. “Estamos há muito tempo no hospital. Sair um pouco é muito bom pra ele e para mim”, diz.

Além de organizar a lista de compras, Júlio também fez o convite às equipes para que participassem. “É um momento prazeroso que pudemos proporcionar a ele, e esses gestos são importantes para a recuperação dos pacientes”, enfatiza a psicóloga Jaquilene Barreto. “Estar internado no hospital não significa apenas momentos de tristeza. Momentos como esse fortalecem os pacientes e auxiliam na recuperação, dando qualidade ao atendimento”, finaliza a psicóloga Sheila Taba.

Texto: Beatriz Baron
Acessos: 1001