Projeto Rondon: Unioeste convoca acadêmicos para entrevistas

WhatsApp Image 2020 07 31 at 17.18.24Operação Yaguaru

O próximo Projeto Rondon será a “Operação Portal do Sertão” que terá seu Centro Regional em Feira de Santana - Bahia. Hoje (31) a Diretoria de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou o edital de convocação dos acadêmicos selecionados para entrevista.

A entrevista será pela plataforma virtual Teams no dia 10 de agosto das 8h30 às 17h. O edital pode ser acessado via: http://bit.ly/entrevistasportal. O resultado da entrevista sairá no dia 14 de agosto.

O Projeto Rondon Operação Portal do Sertão, que seria em julho deste ano, agora está previsto para janeiro de 2021. As atividades foram adiadas, como parte das medidas preventivas para evitar a transmissão do coronavírus.

Nesta edição, a equipe da Unioeste irá compor o Conjunto B, que envolve as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, e Trabalho. A Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Veloso, afirma que o processo está ocorrendo de maneira remota devido a suspenção das atividades presenciais na universidade. “Os coordenadores Wanderson Gresele, Cinara Manzano e os alunos já estão em contato com a Proex para reformatarmos toda nossa dinâmica. Estamos em fase de preparação das atividades com esses alunos”.

Segundo o professor Marcos Freitas, coordenador do Projeto Rondon na Unioeste, esse momento de pandemia é atípico para o Projeto Rondon. “O Projeto envolve muita integração entre os acadêmicos. Eles precisam ter uma vivência muito próxima uns dos outros, por isso normalmente fazemos em torno de cinco ou seis reuniões para dinâmicas em grupo. Não gostamos muito da ideia da formação remota, mas no momento é o que temos”.

No entanto, a Proex está entrando com um pedido, ao Ministério da Defesa, de transferência desta edição para o mês de julho de 2021. “Esta solicitação reflete nossa preocupação em mantermos o cuidado neste momento de pandemia. Acreditamos que o isolamento social é importante e não só influência nas atividades nesse momento de preparação, como também pode influenciar no período de realização do projeto. Assim, poderemos adequar as atividades presenciais de uma forma mais segura para os alunos, professores e comunidade”, explica a professora Fabiana.

A pró-reitora ressalta ainda a dedicação e empenho dos coordenadores neste importante Projeto. “Em nome da Proex, da Universidade e de toda a sociedade, nós agradecemos a estes profissionais que têm se dedicado a um projeto de tanta importância para a sociedade neste momento delicado”.


Projeto Rondon na Unioeste

A Unioeste tem participado anualmente na maior parte das edições do Projeto Rondon. No início do ano, a Universidade foi o Centro Regional do Projeto Rondon Operação Yaguaru no Oeste do Paraná e participou com três equipes, que atuaram nas cidades de Braganey, Tupãssi e Jesuítas. No total, a Operação envolveu 232 rondonistas voluntários de 13 Instituições de ensino do Paraná. Essa foi a primeira vez que o Projeto realizou-se no Oeste do Paraná.

Sobre o Projeto

O Projeto Rondon é o maior de extensão universitária do país, promovido pelo Ministério da Defesa, é uma ação do Governo Federal realizado em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem o objetivo de consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Texto: Ana Cauneto

WhatsApp Image 2020 07 31 at 14.58.00
Acessos: 1199