Unioeste: Contabilidade promove ações durante Pandemia

Em época de pandemia do novo coronavírus, o curso de Ciências Contábeis, campus de Marechal Cândido Rondon, usou a criatividade e está desenvolvendo uma série de atividades com alunos, por meio de vídeos-aula que aborda, especialmente, temas ligados ao atual momento de crise. Ao todo, o curso está ministrando mais de 40 módulos de ensino-aprendizagem por meio de aulas remotas síncronas. Semanalmente, todas as séries do curso estão com atividades, além da realização de seminários que são transmitidos via Internet, já que o curso criou um canal no Youtube para esse fim. Uma parte dessas atividades é aberta ao público em geral.

Os seminários são online (webinars) e transmitidos pelo canal do Youtube. Os vídeos são gravados por professores do curso e também por convidados, com uma temática diversificada, como por exemplo, Estado de Calamidade Pública, Imposto de Renda Pessoa Física, Relações Trabalhistas na e no pós-pandemia, entre outros.

Os seminários acontecem todas as quartas-feiras, com início às 20 horas e duração média de 1h15m. As inscrições são gratuitas e o acesso é liberado para toda a comunidade, como possibilidade de interação com os professores, ao vivo, por meio do chat.

A primeira webinar aconteceu no dia 10 de junho e abordou a questão do Estado de Calamidade Pública e seus Reflexos na Gestao Pública, com participação dos professores André Fernando Hein (UNIOESTE), Edinei Carlos Dal Magro (UNIOESTE) e Tiago Hansel (ISEPE/RONDON).

Já a segunda aula ocorreu dia 17 de junho, com discussão sobre Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), e participação dos professores Valnir Alberto Brandt e Claudio Schultz da Unioeste e o contador e professor Alcivando Paulo de Andrade.

Nesta quarta-feira, dia 24 de junho, o espaço será usado para uma sequência da discussão sobre Estado de Calamidade Pública, abordando impacto no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, com participação dos professores André Fernando Hein e Edinei Carlos Dal Magro da Unioeste e do professor Tiago Hansel do ISEPE/Rondon.

No dia 01 de julho, os professores Oscar Estanislau Nasigil (Unioeste) e Eda Cristina Benkendorf (Unioeste/Sigha Contabilidade) e o contador Paulo Adriano Grenzel (Escritório Contábil Escomar), irão abordar o impacto da pandemia nas relações trabalhistas.

De acordo com o professor Aládio Zanchet, coordenador do curso de Ciências Contábeis, “as atividades permitem a interação entre docentes e discentes com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação, aproximando o curso da comunidade e difundindo o conhecimento, principalmente os relacionados com o momento que estamos vivendo”.

Por Mara Vitorino
Acessos: 995