Huop recebe doação de R$ 1 mi para compra de equipamentos enfrentamento da Covid-19

Foi assinado na tarde desta sexta-feira (15) o termo de compromisso e doação da verba destinada à compra de equipamentos e EPI’s para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). A doação no valor de R$ 1 mi foi realizada pela empresa Cotriguaçu, em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), que fizeram a intermediação e o pedido para a compra dos equipamentos ao hospital. “Eles fizeram esse pedido e rapidamente conseguimos decidir e viabilizar o valor. Temos pressa, porque a pandemia está aí e precisamos nos preparar para o caso de aumento de pessoas infectadas”, afirma o diretor presidente da Cotriguaçu, Irineo da Costa.

A doação será destinada para a aquisição de: respiradores, ventilômetros, aparelho de raio-x móvel, carrinho de emergência, guinchos hospitalares, eletrocardiograma, analisador de otoemissões, central e bombas de vácuo, equipamentos de proteção individual (EPI), testes rápidos, além de contemplar a reforma de camas hospitalares e colchões.

A doação, segundo o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, é extremamente importante para garantir a qualidade e segurança do atendimento na unidade hospitalar. “Esse valor também vai auxiliar em uma parte na compra de EPI, o que temos atualmente dificuldade em adquirir, por conta do pagamento antecipado exigido pelos fornecedores e dessa forma conseguimos com mais facilidade”, diz.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, destacou a importância dessa compra para suprir as necessidades da unidade hospitalar, também após a pandemia. “Isso é um legado para o Huop, que atende uma região de mais de 2 milhões de habitantes. Essa parceria, e esse entendimento das necessidades do hospital, nos deixa feliz e é fundamental para saúde pública de toda região”, conclui.

Estiveram presentes durante a assinatura também o diretor administrativo do Huop, Rodrigo Barcella, o assessor especial do reitor, Edson Souza, o coordenador do Centro de Imagens, Narciso Comíssio, assim como representantes da empresa Cotriguaçu, Amop, Acic e Caciopar.
Acessos: 1126