Unioeste oferece projeto ao enfrentamento dos efeitos do isolamento social

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), através de seus cursos e demais setores, tem feito esforços para contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Através da Pró-reitora de Extensão, foi aprovado recentemente uma das ações com essa finalidade, e que está com inscrições abertas. Trata-se do Projeto ASESE-COVID 19.


O Projeto ASESE-COVID 19 (Aconselhamento sócio-existencial situacional no enfrentamento da Covid-19), é fruto das atividades do Programa de Extensão Casulo Sócio Tecnológico de Apoio e Desenvolvimento a Inovação e Empreendedorismo Social, coordenado pelo professor Dr. Edson Marques Oliveira, professor associado do curso de Serviço Social do campus de Toledo, desde 1995, e que a mais de 15 anos vem desenvolvendo pesquisas, experimentos e incubação de ações de inovação e tecnologia social para a sustentabilidade e desenvolvimento humano.


O professor ressalta que o objetivo é oferecer um serviço de apoio para o enfrentamento dos impactos e desdobramentos do isolamento social, que apresente uma série de problemas, e requer uma atenção mais específica e um preparo mais adequado de cada pessoa. O projeto é aberto para a comunidade interna e externa.


Como funciona e como acessar esse serviço:


1. O atendimento será realizado a distância usando o sistema de teleconferência através de ferramentas como: Jitsi Meet, Skype, Zoom e outros, por tanto a pessoa interessada tem que ter disponível o acesso à internet e esses meios;
2. O atendimento será realizando uma vez por semana, e é totalmente gratuito;
3. A pessoa interessada deverá fazer um Cadastro de Pré-Atendimento via formulário eletrônico;
4. O acesso ao formulário de inscrição eletrônico pode ser pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1OMn08lJw3-ooXGkrKMtvz85OYY2z-e3KBb8sZbddMPY/edit
5. Após análise do Cadastro a pessoa receberá um comunicado de agendamento em horário previamente estabelecido com a pessoa para a primeira sessão, onde receberá as demais informações sobre o processo de atendimento;
6. As vagas são limitadas, portanto o atendimento respeitará a ordem de chegada das solicitações e as vagas que forem sendo disponibilizadas;
7. Será feito uma avaliação do processo e seus resultados em dois momentos: i) após o atendimento, ii) 20 dias após o término do atendimento, tudo devidamente acordado com a pessoa atendida.


Projeto Garra pela Vida


No Programa Casulo existem três ações, entre elas a de incubação de inovação e tecnologias sociais, dentro desta está sendo incubado, (para posteriormente ser reaplicado) o Projeto Garra pela Vida (Grupo de Reação Rápida pela Vida) que vem sendo desenvolvido desde 2018 com a finalidade de ser uma estratégia de prevenção na área da saúde mental, em específico para a prevenção da ideação suicida e sofrimento emocional.


O professor explica que foram pensadas três ações de operacionalização do Projeto Garra pela Vida. “A criação de Grupos de Apoio onde seriam realizadas reuniões periódicas e sistematizadas com atividades dialógicas e reflexivas e ações de pleno de vida. Uma Rede de Amigos Girassóis, constituída de voluntários preparadas para apoiar, orientar e encaminhar outras pessoas em risco e vulnerabilidade de ideação suicida e sofrimento emocional, e a Criação de Centros de Aconselhamento, para acolher, apoiar e orientar pessoas em risco e vulnerabilidade de ideação suicida, sofrimento emocional e crise existência com isso evitar o adoecimento psíquico e físico”.


As duas primeiras ações já foram testadas, obtendo resultados positivos. Agora com a pandemia do Coronavírus e dos efeitos e impactos previstos do isolamento social, surge a necessidade e oportunidade de oferecer a terceira ação, o Centro de Aconselhamento de forma adaptada ao atual contexto, ou seja, o atendimento será realizado de forma remota.


Maiores informações com o professor Edson (45) 999413948

Acessos: 1801