Projeto Ideias para uma Educação On-line oferece cursos breves para formação de professores

Projeto Ideias para uma Educação On-line oferece cursos breves  para formação de professores

O objetivo do projeto Ideias para uma Educação On-line é formar professores em âmbito nacional para atuarem em processos que envolvam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades não presenciais, ou em cursos na modalidade de Educação a Distância. As formações são desenvolvidas com parcerias no âmbito da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), em conjunto com a Câmara de EaD da ABRUEM (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O link de acesso é https://www.uvpr.pr.gov.br/ideias/.

O lançamento ocorre em 30 de abril de 2020, a partir das 13h, e os cursos estão hospedados no portal Licon (Livre Conhecimento) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). As capacitações apresentadas são gratuitas, têm curta duração e foram pensadas para ofertar formação continuada aos docentes e ao público interessado nas temáticas de maneira objetiva e simplificada. A certificação varia conforme a carga horária, a partir de 30h.

O projeto especial quer incentivar o uso de metodologias, recursos, ferramentas e plataformas que possam favorecer abordagens e práticas tanto em cursos presenciais quanto da modalidade EaD. A proposta é colaborativa, pretendendo que os participantes se tornem ativos, divulgadores de suas práticas e construtores de suas trilhas de aprendizagem.

Como se constitui como um projeto de formação continuada, as atividades são criadas em conjunto, podendo ser modificadas ou ampliadas no decorrer do processo, se pautando na perspectiva da aprendizagem em microlearning. Trata-se de uma abordagem autoinstrucional (sem tutoria), que pode ser adaptada à disponibilidade de tempo do aluno.

De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, o projeto estava em planejamento há algum tempo e foi impulsionado pela situação atual. Em virtude da pandemia de Covid-19, as instituições de ensino suspenderam atividades presenciais. Muitas estão buscando alternativas para proporcionar interação com os acadêmicos. “Os cursos são tanto para EaD quanto para melhorar práticas na educação presencial. Apresentaremos ferramentas, metodologias e possibilidades que vão dar novas ideias aos nossos professores, o que é algo muito importante em qualquer tempo e ainda mais agora”, afirmou.

Vale ressaltar que a UVPR reúne os núcleos de EaD das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Já a ABRUEM tem universidades estaduais e municipais, representando várias regiões brasileiras.

Catálogo do Lançamento

(ATENÇÃO! Novos cursos serão adicionados ao catálogo nas próximas semanas)

PLATAFORMAS VIRTUAIS

Moodle Básico

Google Classroom

METODOLOGIAS ATIVAS

Aprendizagem Ativa

FERRAMENTAS E RECURSOS

Prezi

Webquest UEM

Loom

Padlet

Gravação de vídeos

Canva: ferramenta colaborativa. Conheça o site clicando aqui

Confira aqui um tutorial de acesso.

Realização: UVPR, Câmara de EaD da Abruem e Licon Unicentro Paraná Cursos gratuitos, autoinstrucionais e com certificação

Contatos dos jornalistas: Marcio Fernandes, (42) 9916 44218 (incluindo Whats), Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Scheyla Horst, (42) 9992 94475 (incluindo Whats), Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acessos: 1580