É amanhã! Aprovados em primeira chamada podem fazer matrícula

IMG 4042 Easy Resize

A Unioeste está com tudo pronto para realizar a matrícula dos acadêmicos



Amanhã (29), abre o período de matrículas para os aprovados em primeira chamada no Concurso Vestibular 2020 da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que devem ser realizadas exclusivamente nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro.

O pró-reitor de Graduação, professor Eurides Kuster Macedo Júnior, declara que, para a Unioeste, é uma imensa satisfação recebe-los. “Os jovens são uns dos grandes potenciais e os maiores valores que podemos ter dentro da instituição. A equipe acadêmica de servidores, professores e alunos, constituem a família Unioeste, e ter esses novos alunos nos faz cada vez maiores”, afirma o pró-reitor.

Ele ainda reforça a importância das datas e esclarece que no dia 29, o horário para matrículas é das 15 às 17 horas e das 19 às 21 horas. Já nos dias 30, 31, 03 e 04, o horário é das 8h30 às 11 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas”.

As matrículas podem ser realizadas pelo próprio candidato ou por terceiros, desde que autorizado por escrito. Para quem for realizar a matrícula, não se pode esquecer a documentação obrigatória que deve ser entregue no campus selecionado:

  1. Uma cópia do Histórico escolar ou documento que comprove a conclusão do ensino médio com histórico de notas de todas as séries ou cópia de diploma;
  2. Uma cópia da certidão de nascimento ou casamento (opcional);
  3. Uma cópia de carteira de Identidade civil ou militar;
  4. Uma cópia do CPF;
  5. Uma foto 3x4 recente;
  6. Uma cópia do comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  7. Uma cópia de documento militar, para pessoas do sexo masculino e maiores de 18 anos, podendo ser: Certificado de Alistamento Militar (CAM); Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI); Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria.

Para brasileiros que concluíram seus estudos em instituições estrangeiras, é necessário entregar uma cópia do Comprovante de Conclusão de Ensino Médio ou Superior, revalidado no Brasil na forma da lei. Para os estrangeiros, os documentos são os mesmos citados anteriormente.

Nos campi

Os anfitriões estão ansiosos para receber os novos alunos. Uma atividade comum à todos campi, será a integração entre calouros e veteranos. Esse período de graduação é bastante conturbado para a maioria, e as ações de cada campus vêm para tentar amenizar essas adversidades.

No campus de Cascavel, o professor Aníbal Diniz, dá as boas-vindas e destaca: o campus está preparado para esses novos alunos. “Estamos preparados para recebe-los em professores, ambiente, faremos um grande ano com muita pesquisa, ensino e extensão. A Secretaria Acadêmica está aguardando vocês amanhã”. Além disso, já terá início o trote solidário, organizado pelo DCE – Diretório Central de Estudantes. Para isso, contam com que os novos alunos já realizem sua matrícula trazendo alimentos para serem doados às instituições que atuam na assistência social do município.

Em Francisco Beltrão, o professor Adilson Carlos da Rocha, busca atrelar informação com formação. Com o auxílio da assistência pedagógica, irá primeiramente, esclarecer normas e padrões da Instituição aos novos alunos, e no segundo momento, de formação, orientar quanto a esse período de graduação, como agir em determinadas situações. “Temos que esclarecer a multiculturalidade presente dentro da Universidade, e mostra-las que de tão diversos, se tornam uma só unidade. Vamos na intenção de que convivam de forma harmoniosa”, conta o professor Adilson.

Já o Campus de Toledo será palco das atividades promovidas por cada Centro na volta às aulas. O professor Remi Schorn, ressalta que a Unioeste é uma universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e democrática. “Ao ingressar na Unioeste, se cria um espaço para construir, formar-se a si próprio e por certo participar de uma grande Universidade. Para o campus é uma honra receber os novos e antigos alunos”.

Em Foz do Iguaçu, será promovida uma semana informativa. O diretor do campus, professor Fernando José Martins, conta que escolheram um tema para encaminhar a primeira Aula Magna do ano, que será sobre o lugar da mulher dentro da Universidade. Ele explica que, essas questões precisam ser priorizadas no meio acadêmico. Mas, além disso, o campus de Foz busca criar um ambiente familiar. “Nós queremos desejar uma estada feliz durante esse processo formativo e na recepção que nós estamos preparando para os estudantes, queremos abrir a universidade para família dos estudantes. No primeiro dia vamos promover, dentro de uma semana de integração que nós fazemos, um dia de recepção para todos os calouros do mesmo período se conhecerem e essa recepção também, como vai ser uma apresentação da universidade, também a aberta para os familiares dos nossos estudantes. Estamos chamando os movimentos estudantis para promover integração com os veteranos e calouros”, esclarece o professor.

O diretor do campus de Marechal Candido Rondon, professor Davi Félix Schreiner, ressalta a estrutura da Universidade para receber os novos acadêmicos. “Temos uma estrutura de qualidade para oferta o ensino, pesquisa e extensão e a partir de agora vocês fazem parte da comunidade universitária da Unioeste, do nosso campus, sejam muito bem-vindos, aproveitem tudo que a Universidade tem a oferecer a vocês para formação profissional e humana. Tenho certeza que todos farão uma bela trajetória nos seus cursos que escolheram e estarão se formando daqui alguns anos. Nos encontramos na formatura de vocês”, conclui Davi.

Todas informações sobre períodos de convocação e listas de chamadas, além de documentos obrigatórios estão disponíveis em edital na página do Vestibular 2020 em https://ingresso.unioeste.br/vestibular/ .

Texto: Amanda Alves
Foto: Patrícia Bosso

Acessos: 2652