Marechal: Unioeste promove live sobre História

O Ruralidades - Laboratório de Pesquisa em História Agrária, juntamente com o Grupo de Pesquisa em História Intelectual e Historiografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ao longo do mês de maio, entendendo que o momento atual é propício para repensar o modo como historicamente a sociedade se relaciona, com o ensino e a própria forma como o conhecimento é produzido e socializado, realizaram duas atividades em que contaram com a participação da comunidade acadêmica da universidade, dentre eles professores e estudantes, principalmente aqueles vinculados ao curso de História e também a comunidade externa.

A primeira foi realizada no dia 07 de maio e abordou os aspectos relacionados ao campo de estudos conhecido como “História Pública”. Para isso, foi ministrada palestra feita pelo Professor Doutor Ricardo Santhiago, da Universidade Federal de São Paulo. Investigador que tem reconhecida trajetória e produção acadêmica sobre esse tema.

Na sequência, no dia 27 de maio, foi realizada a segunda transmissão. Nesta oportunidade o assunto da conversa foi a questão do revisionismo e do negacionismo em história. O convidado desta vez foi o Professor Doutor Fernando Nicolazzi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador que vem desenvolvendo análises sobre esta questão e palestrou sobre o tema “Culturas de Passado e Revisionismo Histórico no Brasil Contemporâneo”.

Para o dia 15 de junho, está prevista a terceira atividade, cujo tema será “Cultura Histórica e Cultura Política entre Estudantes na Atualidade”. A proposta vai contar com a participação do Professor Doutor Luís Fernando Cerri da Universidade Estadual de Ponta Grossa e, como debatedora, terá a participação da Professora Doutora Geni Rosa Duarte. Dois pesquisadores que têm trajetória consolidada e nacionalmente reconhecida naquilo que diz respeito aos debates sobre o ensino de história e suas questões.

Para assistir a transmissão gratuita e aberta à toda comunidade, acesse: https://us02web.zoom.us/j/83374288407 

Por Marcio Both
Acessos: 5516