Unioeste: Pedagogia realiza projeto MAPEAR em Cascavel

O Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, desenvolveu em 2020, no contexto da pandemia provocado pela COVID-19, o projeto MAPEAR – Mapeamento, Pandemia, Educação, Arte e Reencontro. “Diante dessa situação, as docentes do Colegiado iniciaram a elaboração das atividades, pois consideraram importante o reencontro com os estudantes, a fim de acolhê-los e vinculá-los às atividades de extensão” acrescenta a coordenadora Simone Sandri.

O projeto tinha como finalidade mapear e analisar as diferentes formas de organização da educação formal e as manifestações artísticas produzidas no contexto da pandemia no Brasil, e promover momentos de acolhimento, interação e formação entre acadêmicos e docentes dos cursos de Pedagogia e Letras.

A professora ressalta a importância da atividade aos acadêmicos dizendo sobre a promoção do vínculo para com a Universidade. “Ter essa manutenção por meio da ação conjunta de levantamento de dados e informações sobre educação e arte no contexto da pandemia e necessária para a compreensão sobre as demandas para a Educação Básica e Superior e os sujeitos com elas envolvidos nesse contexto de crise sanitária”.

Surgido por conta da pandemia, o projeto na primeira etapa realizada de junho a agosto de 2020, teve 40 horas de atividades, divididas em três encaminhamentos: 14 horas para encontros virtuais; 14 horas para levantamento de materiais e 12 horas para leitura dos materiais selecionados. Com relação às atividades propostas, no levantamento de dados os participantes mapearam diferentes formas da organização da educação formal, nos setores púbico e privado, a partir da suspensão das aulas. Em se tratando da educação, foram levantadas notícias, documentos oficiais, relatos, fotografias e demais fontes sobre a educação básica de acordo com suas etapas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. Quando abordou-se as manifestações artísticas, a ação foi mapear as diferentes produções artísticas decorrentes do contexto de pandemia. “Tais manifestações foram organizadas por modalidades, como: charges, música (letras), lives, poesias entre outras. Os materiais levantados pelos participantes estão arquivados num banco de dados, o que configura o mapeamento sobre educação e manifestação artística” complementa. Além disso, ela comenta que o projeto pretende continuar em 2021.

As reuniões eram feitas na modalidade on-line, via google meet, a cada 15 dias, para analisarem os materiais selecionados e assistirem às atividades artísticas e apresentarem as diferentes manifestações da arte em tempos de pandemia. “O projeto recebeu artistas como a cantora Vicka, poetas, artista circense, professores da Educação Básica e Superior, estudante do Ensino Médio entre outros convidados externos para falar sobre arte e educação” diz.

O projeto, de acordo com a coordenadora, já apresentou resultados que são percebidos por meio do interesse e da continuidade dos acadêmicos nas atividades desenvolvidas pelo projeto. “Era interessante as reflexões durante os encontros virtuais, na apreciação das diferentes manifestações artísticas e na pesquisa que resultou em um mapeamento de dados sobre educação e arte no contexto da pandemia, que serão arquivos importantes para estudos e pesquisas futuros” finaliza.

Participaram do projeto as docentes e responsáveis pelo projeto: professoras Ms Lucyelle Cristina Pasqualotto; Dra. Marijane Zanotto; Dra. Neide da Silveira Duarte de Matos; Dra. Rejane Teixeira Coelho; Dra. Simone Sandri, além da professora Dra. Andréa Cristina Martelli.

Por Luis Gustavo 
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