Unioeste instala eletropostos em Cascavel

Unioeste instala eletropostos em Cascavel

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, têm em sua concepção a constante criação e produção de avanços tecnológicos, e desta forma, vêm desenvolvendo tecnologias junto à comunidade. Uma dessas atividades é ligada à sustentabilidade, que deu início com o laboratório da garagem solar fotovoltaica, seguido do projeto do carro elétrico, e chegando agora aos eletropostos.

O Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel e a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), adquiriu carros elétricos a fim de trazer uma maior resiliência à cidade. Desta forma, a Unioeste entrou na parceria para o abastecimento desses veículos.

Foi instalado ontem (20) dois eletropostos em Cascavel. Um em frente à Prefeitura e outro na Avenida Brasil, no Centro. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Reginaldo Ferreira dos Santos explica que “quando iniciamos o projeto do carro elétrico, recebemos o subsídio do instituto Inbramol, e pudemos alavancar essa tecnologia. É muito importante as parcerias de recursos para o desenvolvimento”.

Além disso, também é ressaltada a importância dessas tecnologias dentro da Universidade. Todas essas atividades foram realizadas por alunos de mestrado e doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura, então, esses projetos não somente auxiliam no desenvolvimento regional, como também dá um maior embasamento aos acadêmicos da Unioeste.

Desta forma, a partir de agora Cascavel busca incentivar todos à sustentabilidade. Além de utilizar os carros elétricos, também traz o estímulo aos moradores, liberando um abastecimento gratuito para todos. “Cumprimos nosso papel como produtores de ideia. Esperamos poder vender essa ideia por todo o Paraná, até que seja disseminada à todo Brasil”, conclui Reginaldo.

Texto: Amanda Alves

Foto: Divulgação

Image
Image
Acessos: 2018