Avaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, aprovado em 14 de abril de 2004, pela Lei nº 10.861, integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, que são aplicados em momentos distintos:

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior – Avalies, como centro de referência e articulação do sistema avaliativo, desenvolvido em duas etapas:
a) Autoavaliação, que deve ser coordenada pela Comissão Própria de Avaliação de cada instituição;
b) Avaliação externa: realizada por comissões designadas pelo Inep, a partir de diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional da Educação Superior – Conaes. O Avalies é, portanto, “o centro de referência e articulação do sistema de avaliação da Educação Superior; (Inep/MEC, 2004, p. 7)

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas e;

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – Enade) – avalia, anualmente os cursos que, com base em indicação da Conaes, define áreas que participarão do Exame e as diretrizes, caso sejam alteradas.

Atendimento via Telefone: (45) 3220-5680
Endereço Eletrônico: