VITAMINAS E SAIS MINERAIS

 

VITAMINA

FUNÇÃO

SUA FALTA PROVOCA

FONTES

A

Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos.

Problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; perturbações na vista.

Manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora.

B1 ou tiamina

Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.

Perda de peso; beribéri; nervosismo; fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares.

Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovos.

 

B2 ou riboflavina

Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.

Dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.

Fígado,rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.

B6 ou piridoxina

Permite a assimilação das proteínas e das gorduras.

Dermatite; inflamação da pele e das mucosas .

Carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.

B12 ou cobalamina

Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico .

Anemia; irratibilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.

Fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.

C ou ácido ascórbico

Conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.

Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.

Limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate,cenoura,pimentão, nabo, espinafre.

D

Fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.

Raquitismo; cáries; descalcificação.

Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raio de sol.

E

Antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade.

 

Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.

H ou biotina

Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

Depressão; sonolência; dores musculares; anorexia; descamação da pele.

Fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim.

K

Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue.

Aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia.

Fígado, verdura, ovo.

Ácido fólico

Atua na formação dos glóbulos vermelhos.

Anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.

Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão.

PP ou niacina (ácido nicotínico)

Possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos.

Pelagra

Levedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.

Ácido pantotênico

Auxilia o metabolismo em geral.

Fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia; diminuição da pressão sanguínea.

Fígado, rim, gema de ovo, carnes, brócolis, trigo integral, batata.

Ácido paraminobenzóico

Estimula o crescimento dos cabelos.

 

Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.

Colina

Auxilia no crescimento.

Problemas renais.

Gema de ovo, soja, miolo, fígado, rim.

Inositol

Age no metabolismo do colesterol.

Diminuição do crescimento.

Existe em todas as células animais e vegetais.

 

SAL MINERAL

FUNÇÃO

SUA FALTA PROVOCA:

FONTES

Cálcio

Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.

Deformação óssea; enfraquecimento dos dentes.

Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.

Cobalto

Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas.

 

Está contido na vitamina B 12 e no tomate.

Fósforo

Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo.

Maior probabilidade de ocorrência de fraturas, músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo.

Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.

Ferro

Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo.

Anemia

Fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, azeitonas.

Iodo

Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos.

Bócio; obesidade; cansaço.

Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar.

Cloro

Constitui os sucos gástricos e pancreáticos.

É difÍcil haver carência de cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodo.

Vegetais

Potássio

Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular, contribui para a formação da célula.

Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração.

Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral.

Magnésio

Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolisar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular.

Provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor.

Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel.

Silício

Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo.

 

Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola.

Flúor

Forma os ossos e os dentes; previne dilatação das veias, cálculo da vesícula e paralisia.

A necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes e para crianças durante a formação da segunda dentição.

Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.

 

Cobre

Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue).

 

Centeio, lentilha, figo seco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre.

Sódio

Impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüínea.

Câimbras e retardamento na cicatrização das feridas.

Todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia.

Enxofre

Facilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínas.

 

Nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja e abacaxi.

Zinco

Atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos.

Diminui a produção de hormônios masculinos e favorece o diabete.

Carnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas, nozes.