EXCESSO DE OFERTA

 

Este é um caso onde há um excesso de oferta e uma escassez de demanda. O preço do produto no mercado está em R$ 60,00. Com isso, alguns produtores se sentem estimulados a ofertar uma quantidade maior da mercadoria, e mais produtores tendem a entrar neste mercado devido ao preço estar em nível elevado. 

Por exemplo:

1.Se uma empresa produz calças e camisas, e o preço das calças sobe para R$ 60,00, a empresa passará a produzir mais calças e menos camisas, pois poderá lucrar mais com as calças. Muitos tomarão a mesma decisão, e isso aumentará a quantidade de calças ofertadas no mercado.

2.A empresa produz somente saias, mas com o aumento  do  preço  das  calças,  ela  prefere

deixar de produzir as saias e entrar no mercado de calças, assim, passará a produzir calças, o que levará a um aumento da oferta de calças no mercado.

Isso causa um excesso de oferta do produto no mercado, pois muitos consumidores não estarão dispostos a adquirir a mercadoria pelo preço de R$ 60,00. Veja no gráfico que a quantidade ofertada é de 15.000 unidades, mas a quantidade demandada (adquirida pelos consumidores) é de apenas 8.000 unidades. Isso causa um excesso de oferta de 7.000 unidades e há, portanto, um desequilíbrio no mercado.

No próximo gráfico você verá que o mercado tende a voltar para o equilíbrio.

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TENDÊNCIA AO EQUILÍBRIO

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Quando há excesso de oferta, a tendência é ocorrer uma queda no preço do produto.  É a lei da oferta e procura. Muito produto para pouco comprador ocasiona uma concorrência, por parte dos produtores, em busca dos consumidores.

Com isso, alguns produtores passarão a ofertar o produto a um preço menor, isso fará com que mais consumidores estejam dispostos a adquirir a mercadoria àquele preço, e esse processo continua até atingir um preço de equilíbrio.

No gráfico é fácil visualizar este comportamento. Conforme o preço da mercadoria vai caindo (ponto azul), a quantidade ofertada também vai diminuindo (ponto vermelho).

Este comportamento continua até que o preço e a quantidade atinjam um nível de equilíbrio (ponto verde). A bolinha verde representa o ponto de equilíbrio do mercado. Neste caso, o preço de equilíbrio é R$ 40,00 e a quantidade de equilíbrio é de 12.000 unidades.

Repare que à medida que o preço vai caindo, a quantidade demandada vai aumentando (adquirida pelos consumidores), e a quantidade ofertada (colocada no mercado pelos produtores), vai diminuindo.

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AUMENTO DA OFERTA

 

Este gráfico representa o comportamento do mercado quando ocorre um aumento da oferta de um produto genérico. Por exemplo, no caso da soja, o ponto (A) corresponderia ao período entre setembro e novembro, onde há pouco produto no mercado e o preço está elevado. Aproximando-se dos meses de janeiro e fevereiro, a tendência é uma queda nos preços, devido ao período de colheita. Neste caso, o ponto (B) representaria o período entre final de fevereiro e abril, onde a safra de soja está sendo colhida e o nível de preço cai.

 

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