O Evento

TEATRO UNIOESTE CAMPUS CASCAVEL - TUCCA

Oficina e Exposição com Neuri Mossmann

Na Unioeste Campus de Cascavel no ano de 1998, criou-se um grupo de teatro envolvendo alunos, professores e pessoas da comunidade, com a intenção de estudar textos, ver filmes, criar cenas e apresentar-se em espaços, que até poderia ser um palco. Este movimento motivou a criação de um Projeto de Extensão “Implantação de Grupos de Teatro na Unioeste”. Durante 10 anos foram montados vários espetáculos com os grupos formados nos campi. No auge desse projeto os grupos promoveram o “Unioeste em Cena”, evento que oportunizou um grande encontro de artistas e espetáculos.

Hoje, em 2017, estamos retomando essas atividades, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Unioeste Campus de Cascavel, com a intenção de reunir pessoas para falar de teatro e apresentar algum resultado que pode ser uma performance, uma peça ou uma instalação cênica e junto dessa produção, expor remanescentes e registros de espetáculos montados durante os 10 anos de existência do TUCCA.  Esse resultado é a projeção do material consultado e experimentado durante o processo de criação para a performance e/ou instalação cênica. Dependemos das pessoas, do espaço, das texturas, sons e textos; elementos necessários para compor e descobrir linguagens de encenações. Essa é a proposta.

A Oficina será ministrada por Neuri Mossmann, ator e encenador, que colaborou com a implantação dos grupos de teatro na Unioeste e, em 2016, passou pelos campi de Foz do Iguaçu e Toledo com as Oficinas-montagem. A primeira reunião será no dia 01 de setembro de 2017, às 19h no mine auditório da Unioeste Campus de Cascavel, com a apresentação do projeto-montagem e cronograma de atividades. Vamos definir juntos os nossos encontros. Estamos programando o encerramento da oficina para novembro desse ano.

Tempo da Oficina-montagem

A oficina acontecerá de setembro a novembro de 2017. Será definido junto aos participantes um dia da semana até o final de outubro para a produção do espetáculo. Em novembro serão dois dias de produção e ensaios. Juntos definiremos a data de estréia.

Metodologia

O processo de trabalho tem como base experimentos a partir de textos, sons, imagens em vídeos e fotografias. Esse material será utilizado na composição cênica e, consequentemente, utilizaremos técnicas e exercícios teatrais na afinação e encenação da peça. Vamos falar sobre expressão corporal, técnica vocal, sonoplastia, figurino, exercícios de improvisação e integração. As possibilidades de encenação servirão como pesquisa e elementos ao desenho do espetáculo. Todo esse processo de composição transitará nas áreas de teatro e, naturalmente, envolvendo as outras linguagens artísticas, que será debatida e utilizada na construção e apresentação da obra.

Referências

BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. Trad. Luiz Otávio Burnier. São Paulo, Ed. Hucitec, 1991.

COHEN, Renato. Performance Como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro & Pensamento. São Paulo. Editora Perspectiva, 1980.

DINIZ, Alai Garcia. Augusto Boal no Brasil e suas Marcas na Contemporaneidade. Revista Teatro Nº26. Universidade Federal de Santa Catarina / PVS UNILA, 2013.

GUENOUN, Denis. O Teatro é Necessário? Tradução: Fátima Saadi. São Paulo: Perspectiva, 2004.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1987.

KUSNET, Eugênio. Ator e Método. Rio de janeiro, MINC – INACEM, 1987.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Tradução: Pedro Sussekind. São Paulo: Cosak Naify, 2007.

PEIXOTO, Fernando. Brecht: Uma Introdução ao Teatro Dialético / Fernando Peixoto. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno [1880 - 1950]. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

Confira a programação do evento

Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento Oficina Montagem e Exposição do TUCCA. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição